terça-feira, 3 de junho de 2014

Diário de Bordo - Palmas - TO

Planejada para ser a capital do Tocantins, Palmas foi criada em 20 de maio de 1989 (pouco tempo depois da criação do Estado) e instalada em 1º de janeiro de 1990, após a transferência da capital provisória, Miracema.
O primeiro passo para o planejamento da capital definitiva foi dado logo após a eleição do governador Siqueira Campos, em 15 de novembro de 1988, que solicitou levantamento para definir a localização de uma cidade que lhe possibilitasse ser um pólo de irradiação de desenvolvimento econômico e social do Estado. O resultado do estudo determinou uma área localizada entre os municípios de Porto Nacional e Taquaruçu do Porto, a leste do povoado do Canela.
A instalação de Palmas só foi possível com a transferência da sede administrativa do município de Taquaruçu para Palmas, tornando o prefeito eleito de Taquaruçu, Fenelon Barbosa, o primeiro prefeito de Palmas. Com esta decisão, Taquaruçu do Porto transformou-se em Distrito de Palmas, assim como Taquaralto e Canela.
O nome de Palmas foi escolhido em homenagem à comarca de São João da Palma, sede do primeiro movimento separatista do norte goiano, e também pela grande quantidade de palmeiras na região.

Realizamos as ações no dia 26 de maio nas escolas Municipal Paulo Freire, as crianças ficaram atentas em nossa oficina de reciclagem, tenho certeza que plantamos a sementinha da conscientização na cabecinhas desses alunos e a noite tivemos o prazer de apresentar o filme a Era do Gelo 3  na Feira Coberta da 307 – Norte,  recebemos o apoio da querida Elisângela da Fundação de Cultura de Palmas.

A população local se encantou com a apresentação, e ficamos felizes em levar a cultura a esse povo tão hospitaleiro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário